Pipoca Argentina

pipoca (do tupi antigo pira - pele + pok - estourar = pele estourada) é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, que explode quando aquecido.

Pipoca Argentina

Embalagens de 23 Kg

A pipoca (do tupi antigo pira - pele + pok - estourar = pele estourada) é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho, que explode quando aquecido.

Nas regiões de falar germânico do sul do Brasil surgiu, e se disseminou, o termo teuto-brasileiro Puffmilhe (puff = estoura ou estourado + milhe = milho)[1].

Em outros países onde a pipoca não é muito popular, o nome é dado em inglês, popcorn, como por exemplo na Alemanha, onde poucas pessoas conhecem o alimento e que é comercializado apenas em pequenas escalas nos cinemas.

Quando os grãos de milho são aquecidos de maneira rápida, a umidade interna é convertida em vapor. Em um determinado ponto, a pressão estoura a casca externa, transformando a parte interna em uma massa pouco consistente de amidos e fibras, maior do que o grão original.

O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional (doce); seus grãos podem aparecer em vários formatos (achatados, pontiagudos, etc.) e cores (como amarelo, branco, rosa, roxo, etc.).

Uma xícara de pipoca sem gordura contém apenas 30 calorias. Isso a torna um lanche leve com poucas calorias. Por outro lado, quando a pipoca é preparada em óleo ou consumida com manteiga, a quantidade de calorias pode chegar a 155 por xícara.